Amar a Deus acima de Tudo
Desde o inicio da criação, o desejo de Deus sempre foi o mesmo, ter comunhão com o homem, ou seja, Deus nos criou para que pudéssemos sempre estar em sua presença. Mas vemos que o homem não estava muito preocupado com essa comunhão, e a desobediência à Deus começou a brotar em seu coração. A desobediência, é algo que Deus não tolera, vemos em Gn 3.14-24, qual foi a reação de Deus em relação a desobediência de Adão e Eva, pois fizeram o que Deus havia mandado que não fizessem (Gn 2.17).
Adão se deixou levar por Eva, que por sua vez se deixou levar por Satanás (Gn 3.1-5). Hoje vemos muito disso no nosso dia-a-dia, Deus nos manda termos uma determinada postura em relação a algum assunto, e muitas vezes fazemos vistas grossas e não damos atenção ao que o Senhor ordenou, e obedecemos os desejos de nossa carne, isso é desobediência.
Ë impossível haver amor onde há desobediência, pelo contrario, Deus se alegra onde há obediência, pois é melhor obedecer do que sacrificar (l Sm 15.22).
A obediência genuína é imediata, ou seja, se recebemos uma ordem e não a aceitamos no momento e somente mais tarde resolvemos obedecer, isso também é desobediência, pois obediência tardia também é desobediência. É comum em nossos dias, ver nossa fé sendo provada, quando alguém se depara diante de nós, e nos coloca em uma situação, onde temos que escolher entre obedecer a Deus e aos homens, mas para àqueles que temem ao Senhor, O amam e O obedecem, esses tais sabem qual a postura que devem tomar, pois a estes cabem obedecer a Deus e não aos homens (At 5.29).
Isso acontece muito, nas empresas, quando nossos chefes e encarregados nos pedem, justamente no dia que tem culto ou reunião, para ficarmos até mais tarde, fazendo uma “horinha extra”.
Devemos ter prioridades em nossas vidas. Deus é a nossa prioridade.
Deus é o numero um em nossas vidas. Não existe e nem nunca haverá lugar no coração do homem que ama a Deus, um lugar mais especial para outras coisas. Nosso coração pertence a Deus.
Será que realmente amamos a Deus? Quando o Senhor Jesus questionou a Pedro sobre esse assunto (Jo 21.15-17), Pedro se empolgou, acredito eu, talvez ele tenha aberto um largo sorriso, e falado para todos ouvirem: “Senhor, eu te amo”, Jesus disse: “então cuida das minhas ovelhas”. Então Jesus perguntou novamente, se Pedro o amava? Pedro, creio eu, dessa vez menos animado, disse: “Senhor, eu te amo”, Jesus disse: “cuida das minhas ovelhas”. Pela terceira vez, o Senhor perguntou: “tu me amas?”. Dessa vez, Pedro se entristeceu, acredito que deva ter começado a brotar uma serio de perguntas no seu coração, porque ele não entendia o porque que o Mestre insistia naquela pergunta e o que Ele estava tentando dizer, então respondeu à Jesus: “Senhor, Tu sabes tudo, Tu sabes que eu te amo.” Jesus mais uma vez disse: “então cuida das minhas ovelhas”.
Talvez essa tenha sido a pergunta mais importante que Pedro tenha ouvido em toda a sua vida. O amor que Jesus perguntou, não é esse amor que muitas vezes declaramos ter, mas é um amor fora do comum. Jesus queria saber se Ele era o numero um na vida de Pedro, Ele queria saber se ele era a maior prioridade em sua vida.
Jesus quer que em nossas vidas Ele tenha lugar absoluto e exclusivo. Ele não quer dividir nosso coração com ninguém. E não pode, nunca haver nada e nem ninguém entre nós e Ele. Vemos um cristianismo de conveniência, muitos dizem que amam a Jesus que não vê, e muitas vezes não ama ao irmão que esta sempre do seu lado na igreja, no trabalho, na escola, etc. Estão apenas se enganando. Se dizemos que amamos a Deus e não apascentamos as suas ovelhas, então não amamos a Deus. Temos que nos lembrar que ovelha gera ovelha, temos que gerar ovelhas, temos que evangelizar, temos que sair e pregar o evangelho. Temos que muitas vezes esquecer do “próprio eu” e ir atrás das almas. É esse o amor que Jesus requer de nós.Mas, infelizmente o que vemos hoje, é um quadro bem diferente da vontade de Deus.
Hoje, a novela muitas vezes é prioridade em muitas vidas, o futebol “é comum” na vida dos cristãos, e existem até aqueles que amam ao futebol acima de todas as coisas, com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todo o seu entendimento. Deixam de ir, muitas vezes na igreja, para assistir ao jogo na TV, ou até mesmo, para “bater uma bolinha”.
Quero deixar claro, que não sou contra a televisão, e nem que a televisão seja do diabo, ( a não ser que ele for na loja e compre uma, ai sim “aquela” televisão é dele), pelo contrario, o aparelho de televisão nada tem do diabo, pois foi Deus quem deu inteligência ao homem para inventar tal aparelho, mas existem muitos irmãos, que ao invés de controlar o aparelho, é o aparelho que controla tal cidadão. Onde está Jesus na vida dessas pessoas?
Como está sendo organizada a prioridade na vida dessas pessoas. E o mais incrível, é que quando precisam de Deus, e a resposta não vem dentro do tempo que esse irmão estipulou, ele ainda tem a “cara de pau” de querer questionar a Deus.
Deus nesse momento vem com o amor de Pai, e pergunta: “meu filho, tu me amas com todo o teu coração, com todo o teu entendimento, com toda a tua força?” Não devemos amar à Deus, com a intenção de obter algo, temos que amar a Deus porque o amamos realmente.
Amar a Deus sem interesses pessoais, sem querer fazer troca ou “negócios” com Deus. Em Mateus 6.33, vemos o que é uma prioridade. Devemos buscar a Deus em primeiro lugar, e a sua justiça e as “outras” coisas vos serão dadas. Mas não, tem “crente” que não busca ver a face de Deus, mas sim a “Tua mão”, o “Teu bolso”, a “sua dispensa”.
No versículo acima citado, aprendemos que temos que buscar, mas a face de Deus, se for da Sua vontade, as demais coisas Ele nos dará. Isso se chama PRIORIDADE..O que Jesus quis no mostrar, entre outras coisas, foi que Ele quer nos mandar apascentar as Tuas ovelhas, ou seja, fazer visitas em hospitais, asilos, casa de recuperação, presídios, etc, mas muitas vezes dizemos que amamos a Deus, mas da boca pra fora, pois não estamos interessados em saber como está nosso irmão, que muitas vezes senta do nosso lado durante o culto, e não temos a mínima vontade de saber se está tudo bem com ele, ou se ele esta precisando de alguma coisa. Amar à Deus é isso também, cuidar das Tuas ovelhas, dos Teus filhinhos.
Devemos sair do nosso lugar comum, da nossa “mesmice” e mostrar que amamos nosso Deus, mas isso tem que ser com atitudes e não somente de palavras.
Um outro assunto, que mexe bastante com o crente é acerca do dizimo, ou seja, a décima parte de TUDO. Dizimo é mandamento, ordem, lei. Não foi instituído e ordenado por Deus para ser questionado, discutido, avaliado, etc, etc, etc... Mas foi instituído para ser obedecido e cumprido. É a obrigação de todo aquele que diz que ama a Deus entregar o dizimo. Lembrando que não temos nada, tudo pertence ao Senhor (Jó 1.21), desde o fôlego de vida ate os bens materiais que possuímos.
Mas nessa área somos muitas vezes avarentos, mesquinhos, egoístas, sentimentos esses que nos levam a cometer um pecado com graves conseqüências. Queremos de Deus, mas não queremos que Ele mexa com nosso bolso.
Aprendi uma grande lição com meu pastor, quando a duvida em relação ao dizimo aparecer devo pegar dez palitinhos de fósforo e colocá-los sobre uma mesa, então devo pegar um, e separá-lo dos outros, então verei que restaram um numero bem maior, ou seja, tirei um e ficaram nove.
Com o dizimo é a mesma coisa, Deus ainda nos deixa com nove, e se Ele resolver tirar os nove também, como reagiremos. Deus deu nosso trabalho, tudo pertence a Ele. Inclusive nosso dinheiro.
Vemos ainda, que existem muitas “coisas boas” que nos levarão para qualquer lugar, menos morar com Deus. Um grande exemplo disso, está em Lc 10.38-42, Maria se assentou aos pés de Jesus, talvez para ouvi-lo, ficar ali quietinha, ouvindo a sua voz e contemplando a sua face, e sua irmã Marta, foi para a cozinha, e se distraiu com muitos afazeres, talvez preparando algo para o Mestre comer. Vendo que sua irmã não a seguiu, foi e se aproximou de Jesus e pediu para que Ele mandasse sua irmã ir ajudá-la. Ele simplesmente respondeu, que o que Maria tinha escolhido era a melhor parte, e que nada e nem ninguém tiraria isso dela. O que aprendemos com isso? Muitas vezes ao invés de irmos pro culto, adorar a Deus, ficamos com nossos afazeres. Quantos testemunhos de irmãos ouvimos, e eles dizem que pediram um carro pra Deus e o Senhor os abençoou com o veiculo. Então o abençoado não ia mais ao culto, pois tinha que lavar o carro bem no horário do culto. Ou aquela “irmãzinha” que pediu tanto uma casa pra Deus, e o Senhor, infinito em bondade, da uma residência bem em frente a igreja, para facilitar a vida da irmã, mas ai a irmã fica ouvindo o culto de casa.
Temos que fazer como Maria fez, nos assentar e ouvir Jesus, nos assentar e ficar ali adorando ao Rei dos reis e Senhor dos Senhores.
Não quero dizer com isso que Marta não foi morar no céu, mas quero afirmar que algumas coisas que achamos que são boas e legitimas, e até são, não são as mesmas que são eternas. Ah, quanto à essas “coisas eternas”, essas sim, temos que priorizar.
Existem grandes diferenças entre “coisas boas e legitimas” e “coisas eternas”, as coisas boas podem até nos matar e fazer com que não possamos tomar posse da nossa herança em Cristo Jesus, enquanto que as eternas, com certeza irá nos conduzir à um nível mais alto, à uma experiência real e maravilhosa com Deus.
Em Cl 3.2-3 vemos que o que nos importa são as coisas de cima, do céu, de Deus, pois não vivemos mais a nossa vida, mas Cristo vive em nós (Gl 2.20). Então não vivemos mais o nosso querer, mas sim o querer de Deus para nós.
Quando resolvemos priorizar Deus em nossas vidas, muitas coisas se levantam contra as nossas vidas, mas uma coisa é certa, temos que ser como aço e como o concreto, temos que ser firmes dentro daquela posição, firmes dentro daquela postura que tomamos.
Deus se alegra em ver seus filhos dando prioridade à Ele. Priorizar a Deus, é amá-Lo acima de todas as coisas. Ele tem que ser O tudo em nossas vidas. Ate mesmo antes de comprarmos algo, perguntar pra Ele se Ele aprova aquela compra, quando formos realizar uma cirurgia, consultar ao Medico dos médicos, se Ele aprova tal procedimento.
Deus quer que mostremos o nosso amor desde as pequenas coisas até as maiores.,Isso é amar a Deus sobre todas as coisas. Ir somente pra igreja não significa muita coisa não. Quantos vão para a igreja, entram, sentam, louvam, ouvem a palavra, até dizimam, mas saem do mesmo jeito; e sabe porque? Porque não querem conhecer o Deus da benção, estão apenas interessados na benção de Deus. Por isso, não recebem nada, pois não buscam o que tinha que ser prioridade na vida deles, Jesus.
Devemos nos lembrar também que, para sairmos falando de Deus por ai, temos que conhecê-Lo, pois não podemos falar do que não conhecemos. Jó, teve uma grande experiência com Deus, e quase no final do seu livro (Jó 42.5), ele afirma que antes, só conhecia Deus de ouvir falar, mas ali, naquele momento, depois de tudo o que ele passou, ele pode ver o operar de Deus e assim declarar, que agora os seus olhos O contemplava. Temos que aceitar o agir e trabalhar de Deus em nossas vidas. Ele não vai trabalhar da forma que queremos e sim do jeito que Ele quiser.
Tudo o que for referente a Deus, tem que ter prioridade; ministérios, escola dominical, reuniões, culto de oração, culto de ensinamento, etc.
“Deus ama, aquele que ama a Sua obra e que nela trabalha, tendo uma vida, onde Deus é o centro de todas as coisas.
Ainda com alguns probleminhas mas vamos continuar a nossa luta.. Deus vos abençoe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário