quarta-feira, 27 de junho de 2012




Uma Mente Confusa

“Se porem algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente [livremente] e nada lhes impropera [sem criticar, nem censurar]; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando [sem hesitação e sem inquietação]; pois o que duvida [hesita, fica inquieto] é semelhante a onda do mar, impelida e agitada pelo vento.
Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa [pela qual ele pedir]. [Porque sendo um] homem de ânimo dobre [de duas mentes, hesitante, duvidoso, indeciso], [ele é] inconstante [instável, incerto, duvidoso] em todos os seus caminhos [em tudo o que pensa, sente e decide].”
Tiago 1.5-8

                Descobrimos que a imaginação e confusão são parceiras inseparáveis. Imaginar ao invés de definir pode causar uma tremenda bagunça.
                Essa passagem é bem legal para definir e entender como superar a imaginação, a dúvida e a confusão e receber aquilo que Deus quer para nossas vidas.
                Já pensaram o que significa “homem de ânimo dobre” ou quantas vezes vocês já se pegaram com o animo dobre? Quando tomam uma decisão já vem logo na sequência a duvida e ela faz com que você volte a operar em duas mentes.
               
Racionalização Conduz a Confusão

“Por que discorreis entre vós, homens de pequena fé [...]”
Mateus 16.8
                Por quê?  Ainda muitos ainda ficam em confusão uns motivos é a razão é a imaginação. A outra é a racionalização. A Razão dificulta, ou melhor, limita o poder de Deus a nossa mente tem a tendência de racionalizar as coisas com isso deixamos de acreditar nos milagres de Deus, tentamos colocar as coisas de forma lógica, vamos ao exemplo disso quando você vê algo de Deus, melhor as 10 pragas do Egito um grande milagre de Deus, a um tempo atrás estava lendo uma matéria da revista isto é, Galileu algo desse tipo onde eles explicavam as 10 pragas.
                Tentar explicar ou racionalizar as coisas de Deus é a mesma coisa que tentar colocar um carro dentro de uma caixinha de sapato.
                Satanás frequentemente nos rouba a vontade de Deus para nós por causa do raciocínio – lembrem-se Deus pode nos levar a fazer coisas mesmo que elas não tenham sentido [pra nós e ainda], a mente tem a tendência de desconsiderar coisas que não tem lógica, ai deixamos pra lá a vontade de Deus por conta disso.






Não racionalize na mente, apenas obedeça no Espírito

“Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”.
1 Coríntios 2.14

                 Vamos exemplificar isso, você passeando na rua, acaba de sair do shopping comprou um tênis, ou uma roupa, não sei, e de repente se depara com um morador de rua, descalço ou com frio e tu pergunta a Deus, “Pai, o que fazer para que a vida dessa pessoa melhore?”, de repente seus olhos olham diretamente para a sacola, você já captou a resposta, mas agora é onde começa a coisa, tu sentiu o tocar de Deus para dar isso que há na sacola para a pessoa, mas ai vem o pensamento, “mas eu acabei de comprar, é novinho. Você sente no coração, e sente que é de Deus, mas quando tu para pra racionalizar faz outra coisa.
                De acordo com 1 Coríntios 2.14 o homem natural não entende o homem espiritual, a minha mente carnal não entende o fato de você dar aquilo que tu comprou novinho mas o teu homem espiritual entende direitinho.

Seja um Praticante da Palavra

“Tornai-vos, pois, praticantes [obedecei à mensagem] da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos [ levando-vos ao engano pelo questionamento contrário à verdade].”
Tiago 1.22

                Quando você ouve a voz de Deus, e sente aquele calor que não é como o calor do sol, mas um calor que queima sem queimar, um acelerar no coração mas sem que ele esteja acelerado, quando uma paz em meio a canhões, enche todo o seu ser, cumpra e obedeça pois essa é a voz do Espírito, guarde isso no seu coração, quando Deus fala, devemos nos mobilizar - não racionalizar.

Confie em Deus, Não na Razão Humana

“[Descansa e tem fé e] confia no Senhor de todo o teu coração [e mente] e não te estribes no teu próprio entendimento [ou perspectiva].”
Provérbios 3.5

                Não confie em racionalizações. A racionalização abre portas para decepções e traz muita confusão.
                Certa vez uma pessoa perguntou a Deus: “Pai porque as pessoas ficam tão confusas?”, e ele respondeu: “ Diga a elas que parem de tentar imaginar tudo e eles deixaram de ser confusas.”
                A racionalização é perigosa por muitas razões, mas uma delas é esta: podemos racionalizar e imaginar alguma coisa que parece fazer sentido para nós, [mas muitas das coisas de Deus não tem sentido a mente do homem natural]. Mas o que podemos racionalizar como correto pode estar errado. Há mente humana gosta de lógica, de ordem e razão. Ela gosta de lidar com aquilo que entende.
                Então seguindo essa lógica a mente tem a tendência de colocar as coisas organizadas em caixinhas limpas e separa-las e diversos departamentos em nossa mente. Com isso limitamos o poder de Deus. “Isso deve ser assim, por que se encaixa tão bem aqui”.
                O apostolo Paulo diz:
“Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência [iluminada e preparada pelo Espírito].”
Romanos 9.1

                Paulo sabia que estava fazendo a coisa certa não porque sua mente dizia que era certo, mas porque ele testemunhou no seu espírito. Como já vimos antes a mente ajudando o espírito. A mente e o espírito trabalhando juntos, mas o espírito é nobre e deve ser honrado acima da mente.
                Se sentirmos em nosso espírito que algo está errado não podemos deixar nossa razão nos convencer do contrario, e também quando em nosso espírito for confirmado que a coisa é certa, não podemos deixar o raciocínio nos convencer a não fazer.
                Deus nos dá entendimento em muitos assuntos, mas nós não precisamos entender tudo para andar com Deus e em obediência à sua vontade. Há momentos que Deus deixa interrogações em nossa vida para aumentar a nossa fé. Perguntas não respondidas crucificam a carne. Prestem bem a atenção vejam como é difícil não racionalizar as coisas, devemos simplesmente confiar em Deus, e quando conseguimos chegar a isso, nossa mente entra em descanso [“Paz que exede todo entendimento.” Filipenses 4.7]
                Busque crescer até o ponto  de ficar satisfeito por conhecer o Único que sabe, ainda que não saibamos.
Resolva Não Conhecer Nada, Exceto Cristo

“Eu, irmão, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho [e evidência, ministério e segredo] de Deus [no que diz respeito ao que ele fez através de Cristo para a salvação dos homens], não os fiz em ostentação de linguagem [grandiosa] ou de sabedoria [ou de filosofia humana]. Porque decidi nada saber [não estar familiarizado com coisa alguma, não fazer exibição de qualquer conhecimento e não estar ciente de qualquer coisa] entre vós, se não a Jesus Cristo [o messias] e este crucificado.”
I Coríntios 2.1-2

 Que Deus Vos abençoe

Nenhum comentário: