quarta-feira, 13 de junho de 2012



Uma Admirável Mente Divagante

Por isso, cingindo o vosso entendimento...
I Pedro 1.13
Na célula anterior, falamos que uma mente muito ocupada é uma mente anormal. Agora vamos falar que uma mente que fica vagueando por ai também é uma mente anormal, a falta de concentração indica um ataque mental do diabo.
                Muitos têm perdido anos permitindo que a sua mente vagueie, sem aplicar uma disciplina na sua vida meditativa.
                Quantas vezes você já percebem sem condições de se concentrar e pensam que são mentalmente deficientes. Mas isso pode significar que você nunca se preocupou com a mente vagueando por ai, fazendo o que ela quer e quando bem quiser. Falta de concentração pode ser também falta de vitaminas, certas vitaminas do complexo B que fortalece na concentração. Antes de você achar que é “culpa do inimigo” veja se você está se alimentando direito. Outra coisa que contribui é o cansaço e a fadiga elas também podem afetar na concentração. Ai entra a malandragem que graças a Deus será revelada a vocês hoje, quando estamos excessivamente cansados, satanás tenta atacar nossas mentes, é um momento que estamos mais frágeis e desligados, e assim sendo muito mais difícil de resistir, peso eu que isso já é uma estratégia, porque os programas com conteúdos “adultos” passam a noite e não de manhã, e porque as salas de bate-papo costumam ficar mais cheias de noite do que no período diurno? Por quanto mais tarde mais a mente se vai desligando e com isso o acesso fica mais fácil para confusão, imoralidade, adultério, entre outros pecados.
                Ele quer que aceitemos facilmente as mentiras que ele nos diz.
                Quantas vezes vocês ao ler um livro se pegaram lendo as palavras e não entenderam absolutamente nada, até tenta dar uma repassada e nada, partimos do principio que a concentração anda junto de mãos dadas com a compreensão.
Então sabemos que a nossa falta de compreensão é resultado também da falta de concentração, então isso é uma forma de percebermos que nossa mente está divagante.

Uma Mente Divagante
Guarda o teu pé [aplica a tua mente ao que estás fazendo]...
Eclesiastes 5.1

O que vocês entendem como “guardar os pés”? eu penso que isso significa ficar com os pés fixo nos trilhos.
Quem tem a mente divagante precisa aprender a treinar a mente para ela não sair por ai, preste bem a atenção quantos projetos você está fazendo e de repente a mente foi embora, treine-a a ficar sempre fixa nesses trilhos. Precisamos mostrar quem manda se é ela ou nós.
O dicionário Aurélio define a palavra vaguear como:
      Andar ao acaso, à toa, sem destino; errar, vagar, vagabundear:
                                          Entregar-se a devaneios ou sonhos; devanear.
                        Passar facilmente de uma condição a outra, de uma opinião, de um sentimento a outro; ser inconstante.

Se você se encontra dessa forma, pode estar em uma igreja, ouvindo um pregador,
realmente gostando e se beneficiando da palavra, quando de repente sua mente foi pra casa, foi pro shopping, foi pro serviço, e depois que tu percebe não se lembra de nada.
                Nunca se esqueça: na batalha espiritual, a mente é o campo de batalha. É onde o inimigo faz o seu ataque. Ele sabe muito bem que uma pessoa que vai a igreja e não entende nada não ganhará luta nenhuma contra ele. O diabo a sabe que uma pessoa não pode se disciplinar se primeiro ela não disciplinar a sua mente.
                Quantas vezes você também já se pegou conversando com uma pessoa e de repente tua mente viaja, e tu depois quando volta não se lembra do que a pessoa falou e finge que entendeu, cuidado as vezes a pessoa está falando algo muito importante que o inimigo não queria que você soubesse, faça o seguinte fale a pessoa “me desculpe eu não entendi poderia repetir” e tente focar nela dessa vez. Outra forma muito boa de treinar sua mente, se você percebe que nos cultos você está vagueando com sua mente compre os CDs de pregações e no meio da semana escute, até que você entenda, quantas vezes forem necessárias, com isso o diabo vai ver que você não desistirá fácil, e quem vai desistir pelo menos nessa área é ele.
                Outra coisa lembrem-se que o diabo quer vocês pensem que vocês tem a mente deficiente, mas somos feitura de Deus e nada é deficiente.
Comece hoje a “guardar seus pés” mantendo tua mente no lugar, quebrando velhos hábitos e formando novo isso leva um tempo, mas tu vai ver que vale a pena.

Uma Mente Imaginativa

Porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede [tende fé e sede confiantes] que recebeste, e será assim convosco [e vos será concedido e vós recebereis].
Marcos 11.23-24

Quantas vezes você já se pegou dizendo “imagino” ou “estou imaginando”, por exemplo:
               
“Imagino como será o tempo amanhã...”
                “Estou imaginando o que devo usar na festa...”

                A palavra vaguear é definida, como, “um sentimento de perplexidade ou duvida” e em sua forma verbal, como “estar cheio de curiosidade e duvida”.
                Então ao invés de ficar imaginando como as coisas serão, você pode simplesmente deixe que o Senhor tome conta dos problemas confiando sempre nEle, para fazer com que tudo coopere para bem, independente do que aconteça.
                Imaginar pode te deixar você indeciso, e a indecisão causa confusão. Imaginação, indecisão e confusão impede que você receba de Deus, pela fé, a resposta de sua oração e necessidade.
                Preste bem atenção no versículo novamente leia ele novamente, ele por acaso está escrito assim: “tudo quanto você pedir em oração, imagine se você receberá”. Em vez disso está escrito “tudo quanto você pedir em oração, creia que receberá”.
                Como cristão, como crente, devemos acreditar e não duvidar.

Bom que Deus abençoe a todos com mais esse da nossa série de ensinamentos batalha no campo da mente.

Nenhum comentário: